Definindo o seu estilo

13092016-_dsc4785Tenho percorrido esse caminho de auto-conhecimento e com isso venho percebendo a mudança no meu estilo pessoal. Confesso, com muito carinho que ainda estou na fase de engatinhar. É um processo longo e algumas vezes tenho alguns deslizes, mas tudo isso faz parte da tentativa “acerto” e “erro“. Sempre fui uma menina que acredita que não posso dizer que não gosto de algo, antes de experimentar. E, isso vem refletindo no jeito de me vestir. Contei por exemplo que estou agora a 4 meses sem comprar roupa em uma fast fashion.

Vivenciando essas experiências e buscando conseguir obter mais consciência nas minhas escolhas tenho pesquisado muito sobre estilo, slow fashion, minimalismo, consumo consciente (compartilhei um pouco sobre a experiência de comprar sem entender meu estilo, alguém lembra?), em uma dessas pesquisas me deparei com um post da (adivinha??) Gabi Barbosa do Teoria Criativa e com a ajuda da Carol Burgo que compartilha em seu blog Cinco passos para começar a transformar seu estilo, onde ela monta um guia para definir o estilo e ajudar a entender o que precisa sair do armário, o que fica e o que entra. Pensando nisso decidi, fazer o meu guia para me ajudar a me organizar, me inspirar e ser um suporte quando eu precisar. Ficaram curiosas ? Então vem comigo!

Não há de se negar que o Pinterest ♥ é a maior fonte de inspiração. É lá que eu salvo todas as minhas inspirações de looks e que vez ou outra eu descubro alguma menina estilosa que eu passo a seguir no instagram. Baseado nisso e analisando cuidadosamente eu descobri por exemplo que não gosto muito de estampas, em geral quando gosto elas são pequenas, com desenhos geométricos ou divertidinhas (como abacaxis, patches e essas coisas).

001Fotos : 01 l 02 l 03 l 04 l 05 l 06 l07 l 08 l 09

Como vocês podem perceber tentei buscar o máximo de inspiração nas próprias brasileiras, porque às vezes vemos um look maravilhoso de uma gringa, mas que jamais será funcional para o nosso cotidiano. Separei as fotos com o máximo de cuidado possível e tentando ter o menos de influência com a beleza da foto (isso conta viu). Já deu para perceber de certa forma que eu gosto de roupas que fiquem menos justas ao corpo e que por isso acabam ficando mais confortáveis no uso diário. Busquei pensar o por que que eu gosto tanto desses looks que eu separei e cheguei a conclusão mais óbvia : conforto.

A partir do meu quadro de inspirações já podemos tirar a paleta de cores, que embora estejamos entrando na estação de primavera/verão, percebi que não tem nenhuma cor muito vibrante. Principalmente porque não acho que condiz com a minha personalidade cores como : rosa, amarelo, laranja. Partindo para os tons neutros e sóbrios que são características de inverno (mas quem se importa, não é mesmo ?).

002

Branco, cinza claro, cinza escuro, jeans claro, azul navy e preto são as cores que aparecem com mais frequência nas fotos que geralmente eu mais gosto. Outra cor, que eu amo e que me deixa muito feliz são tons terrosos de todos os tipos. É terroso, estou em caso de amor. Para complementar  e acrescentar um pouco mais de cor a minha paleta escolhi esse verde militar e o vermelho puxado para o bordô. Em geral são essas cores que eu mais amo ver em uma roupa e que me deixam feliz (do fundo do coração).

003

Agora aquela tarefa que requer uma prática de desapego, tirar do meu armário peças que não combinam mais comigo, que são desconfortáveis, que são desfuncionais. Ver o que fica e o que sai (te garanto que saiu uma sacola daquelas bem grandes) e passar para frente.

Saltos : Gosto muito de sapatos e apesar de não ter muitos sapatos a lá closet de uma Kardashian, confesso que tenho alguns saltos bem diferentes. Porque se tem uma coisa que eu gosto de investir meu querido dinheiro é em um sapato diferentão. Entra nessa categoria aqueles saltos lindos e maravilhosos, que machucam o pé até a alma. Estou me desapegando deles e passando para frente.

Saias curtas : Tenho um problema sério ao comprar um short ou saia, que é o fato de que tudo fica extremamente curto em mim. Depois que lavo então nem se fala. Essa saia de cintura alta ficou parecendo uma saia de uma criança de 12 anos. Então, estou me desapegando desse tipo de roupa, que me impede de abaixar ou sentar.

Estampa de flor : Acho que meu armário nunca sofreu tanta mudança quanto está sofrendo nesse momento e isso inclui tirar as trezentas blusas, saias e vestidos que eu tenho com estampas infantis de flor. Não é que eu não goste de flor – eu gosto, mas ultimamente tenho percebido que não uso esse tipo de roupa mais, que simplesmente não combinam comigo e que as que eu gostava a 4 anos atrás são demasiadamente infantis. Então, está na hora de praticar o desapego e passar esse tipo de roupa para frente.

Vestidos muito acinturados : Como no item de cima, não é que eu tenha deixado de gostar de vestidos acinturados, é só que os que eu tenho já não são possíveis para uso. Não combina mais comigo esse estilo muito menininha. Tenho preferido um corte mais reto. 004

Aquela música que fala que somos uma metamorfose ambulante é bem verdadeira né? Meu estilo vem mudando muito e com o tempo tenho dado mais importância para uma opinião muito honesta : a minha. Tenho amigas lindas que se vestem totalmente diferente de mim. Aprendi com o passar do tempo que está tudo bem você ser muito diferente delas e que elas vão olhar algumas vezes para as suas escolhas de uma forma cômica mas que vão continuar te amando. E sabe o que é mais legal, de ter amigas totalmente diferentes de você ? É que quando elas passam por uma loja e veem algo que é a sua cara logo fala “OLHA, É A SUA CARA!!!“. Tudo bem, você ser diferente das outras pessoas que convive. It’s ok! Ok ? Então aqui algumas escolhas que fiz que continuam :

Listras : Eu amo listras (quem não??) e tenho estado em um caso de amor sério com listras. Daqui a pouco só vai ter listras no meu armário. Brincadeira. Mas ainda quero um vestido listrado. Estou a procura.

Blazer : A terceira peça faz toda a diferença em um look né ? E eu tenho gostado muito de usar blazers para compor meu look, sem contar que fica mega estilo. Agora falta eu acrescentar uns blazers mais Over-size na minha lista de compras.

Calça Jeans Larga e Destroyed : Não tem jeito. Não gosto de nada me apertando. Eu tenho uma calça de cintura alta que é tão skinny que quando eu sento ela aperta minha barriga e eu me sinto sufocada. Não dá para viver assim, então acrescendo a minha vida as famosas : mom jeans, boyfriend Jeans e Destroyed Jeans. Que são minhas favoritas. ♥

Tênis : Pra quem já teve oito pares de tênis em casa, esse item não é nada surpreendente de que continue na lista. Conforto, beleza e estilo. Hoje em dia tem até alguns tênis que são mais arrumadinhos.

E agora, a parte mais legal e mais trabalhosa (afinal podemos cair em armadilhas)! Rufem os tambores ! O que entrará no meu armário. Peças que vou garimpando aos poucos para tornar meu armário mais a minha cara. Vamos conferir ? 00Fotos : 01 e 02 l 03 l 04 l 05 l 06

Calça Preta : Eu tinha uma calça preta da qual eu gostava muito e aí ela virou cinza, e depois virou uma cor que não sei definir. Ou seja, sempre que estou de calça preta é a calça do meu namorado. Preciso urgente comprar uma para mim.

Blusas : Blusas básicas, blusas com frases legais (como aquela GRL PWR), blusas de banda. Apenas blusas. Eu ficava tentando me encaixar no estilo das meninas da loja que trabalho e simplesmente não dá. Eu gosto de blusas e não aquelas blusas babylook. Gosto de blusas grandes, largas e com carinha de vintage. Sorte a minha ter um namorado que vez ou outra me empresta uma de suas blusas. Mas preciso seriamente comprar blusas pra mim. Afinal dei mais da metade do meu armário.

SlipDrees e Alça fina : Talvez, seja o calor infernal que esteja aqui no rio e eu esteja sendo totalmente tendenciosa. Mas eu venho gostando demais desse tipo de vestido/blusa de alça fina. Acho bonito, acho confortável, acho que combina DEMAIS com o calor que faz no rio. É sou eu que estou fritando assim gente ? 🙁

Peças Oversize + Colete : Vocês acreditam que até hoje eu não tenho UM colete no meu armário ? Como assim??? Eu gosto de todo o tipo de colete, colete de alfaiataria, colete jeans, colete oversize ♥; não sei se vocês repararam mais eu gosto muito de peças oversize. Então acrescendo aí, uma jaquetona jeans na minha lista.

Cinto e acessórios : Não sou uma pessoa que investe muito em acessórios. Tenho dois cintos e olhe lá. Preciso urgente de um cinto preto. Estou quase indo no brechó nesse exato segundo ver se acho logo um cinto preto para mim.

Oxford : Nada a declarar. Só sentir. Amo sapatos que tenham essa pegada masculina (jura??). O legal do oxford é que ele deixa o look com carinha de arrumado. Ando desejando um da via mia fortemente. ♥

Finalmente, depois de tanto tempo analisando, pensando e refletindo eu creio que tenha conseguido achar a minha fórmula para renovar o armário e definir o meu estilo. Logo, logo vocês verão um projeto muito bacana envolvendo essa mudança de estilo. Então fiquem por aqui e me acompanhem nas redes sociais. Espero que vocês tenham gostado desse post e me digam se vocês também estão passando por esse processo de renovar o armário. De todos os itens qual o que vocês mais gostaram ? 
Clara rocha - colorido

Com amor,
Clara Rocha ?

♥ instagram – facebook – pinterest – Snapchat : leuxclair – twitter ♥

 

44 comentários sobre “Definindo o seu estilo”

  1. Tô apaixonada por esse post! Me identifiquei bastante com todos os seus gostos e também estou nessa fase de redefinir meu estilo. Infelizmente não posso fazer compras no momento, mas vou me inspirar e salvar pins, talvez fazer um post nesse estilo, pra poder ir me encontrando aos poucos. Amei conhecer seu blog!

    1. Fico tão feliz que possa te ajudar de alguma forma. A ideia não é comprar tudo de uma vez, eu também não posso comprar assim HAHAHA é ir aos poucos fazendo achadinhos na vida ♥

  2. Eu tô passando exatamente por isso, e nao sei como você conseguiu organizar tudo tão direitinho num post assim, porque pra mim tá sendo muito difícil! No sentido de saber realmente o que “eu gosto” e o que “eu gosto em mim”, porque são duas coisas completamente diferentes que às vezes eu esqueço de separar. Daí mesmo desapegando de um monte de peças, eu sempre acabo comprando uma ou outra peça “errada”. Achei seu post bastante inspirador e o seu estilo muitooooo parecido com o que eu mais gosto. As irmãs Alcântara (foto 01) são muito lindas e o estilo delas é maravilhoso. Amoooooo camisas de banda e listas também! Paleta de cores “de inverno”. Oxford e tênis (principalmente converse <3) . Difícil falar o que mais gostei, talvez foi a sua organização, porque senti uma leve invejinha. Espero um dia conseguir definir o meu estilo tão bem assim. E não é por falta de esforço, acho que sou confusa demais pra conseguir me decidir, hahaha.
    Um beijão, e tô curiosa com esse projeto!!!

    1. Eu acho que de certa forma somos muito parecidas em muitas coisas né Erika? Eu passei quase um mês fazendo a seleção das fotos, olhando e analisando, para tentar ser o menos influenciada possível. É claro que ainda vou cometer erros, como você disse, as vezes tem algo que eu gosto, que só não fica boa em meu corpo, mas é ir treinando, erro e acerto né ? A gente tem que sempre se perguntar ” Por que estou comprando essa peça ?” “essa peça combina com meu estilo ou é uma tendência?” “essa eça combina com as outras roupas que eu tenho no guarda-roupas ?”

  3. Uau que post completão! Eu adorei sua paleta de cores, as peças mas morri de dó das peças que serão descartadas, eu acho lindo saia floral e salto.

    Gostei da camiseta de banda (nunca acho das bandas que eu gosto), do cinto (eu uso cinto todos os dias!) e das listras!!!

    1. Eu acho lindo saia floral, mas eu não acho que combine mais comigo. SDIYUGSUADHAIS não quando ela é assim muito girlie. E salto alto eu sempre vou ter porque amo, mas estou passando para frente, alguns que eu acho que não combinam mais comigo!

  4. Clara, eu amei seu post! Você mostrou um verdadeiro passo-a-passo para ajudar quem está passando pelo mesmo que você e precisa de um “caminho” a seguir! E acho que não só esse tipo de gente vai se beneficar do seu post, como todo mundo! É uma maneira muito legal da gente aprender um pouquinho sobre o nosso estilo pessoal e o que a gente gosta e/ou deixou de gostar.
    Vou deixar seu post guardadinho para quando eu fizer minha próxima limpeza no armário! Ele vai ajudar MUITO a dar um norte na coisa hehe
    E quanto ao que vc descartou ou comprou e vai manter… Nosso estilo é um pouquinho diferente (o que não tem nenhum problema, como você mesma disse), eu AMO vestidos acinturados e peças florais <3 Mas também amo listras e calça jeans destroyed… Vai entender, HAHAHA!

    Beijo! ♥

    1. HAHAHAHHA Daaaaaaaaaaaani ♥ Sim, eu também gosto. Eu só deixei de querer ter 300 desses vestidos. Talvez eu mantenha um ou outro. E peças florais, eu gosto de umas mais diferentes eu ando percebendo. Acho que vestido acinturado e com saia rodada é que eu tenho deixado de lado na minha vida 🙁 Não acho que combine mais comigo.

  5. Post super completo, parabéns!
    Sem dúvidas o Pinterest é uma fonte de inspiração que não acaba nunca. Sempre estou lá, pesquisando e vendo coisas que se encaixem no meu estilo.
    Falando em estilo, é fundamental a gente ter em mente qual é o nosso! Isso auxilia bastante na hora das compras e não saímos por aí comprando várias coisas que a gente nunca vai usar, é até um modo de economizar né?!
    Adorei o seu post!
    Beijinhos

    1. Julie! Verdade, eu já me frustei muito por fazer compras que não tinha nada a ver com meu estilo. Finalmente estou caminhando na direção que eu quero e conseguindo me organizar nesse aspecto ♥

  6. Oi Clara tudo bem?
    Primeiro tenho que dizer que eu amei demais teu blog. Sabe quando a gente entra em um lugar e logo de cara se sente bem.? Pois então, foi justamente assim que senti-me ao visitar teu blog. Vi muito de mim aqui e adorei isso. E isso é o que mais gosto nos blogs. Sobre o post, sinto que você leu minha mente. Meu estilo basicamente é bem parecido com o seu, sem tirar nem por hahahah.
    Adorei demais, ainda mais as inspirações <3

    Bjs
    barbfurtado.blogspot.com

  7. Estou tão ansiosa para esse projeto! Você é tão incrível! Socorro! Fiquei encantada pelas tremendas inspirações da postagem e pelo tanto de cargas de autoconhecimento que nos impulsionam a releituras internas e a mais testes, a mais ‘ousadia’ (no melhor sentido) para caçar tais depreendimentos. Sensacional!

    http://www.semquases.com

  8. Vish, esse projeto me deixou esbugalhada e não vejo a hora de conhecer, hein Clara! Sobre mudanças de estilo… eis uma pessoa que está passando por isso intensivamente. Quando a gente faz umas mudanças no quarto (especialmente no guarda-roupa) fica bem evidente que algumas coisas exigem um pouquinho de criatividade e inovação, para experimentar uma comodidade visual ao nosso estilo de vida. Cá entre nós… Listras é tudo de bom. Por enquanto estou aprimorando o local por aqui e quando chegar nas roupas… quero investir nos Oxfords. Principalmente envernizados ^^

  9. Nossa.
    concordo com você em tudo.
    só que por mais que eu esteja sempre descartando peças do meu guarda roupa, sempre tem aquelas que pensamos “ah, mas um dia posso usar”
    e acaba que você não usa nunca, mas tem uma dóooo de descartar a peça 🙁
    não sei como superar isso. rs

    também estou nessa fase de redefinir meus gostos,
    mas é tão difícil saber o que realmente combina com a gente

    um beijo e obrigada pelo excelente conteúdo!!

    1. Rhay! Verdade, sempre tem uma peça que a gente tem um apego emocional, que a gente não usa de verdade. Mas por exemplo, quando citei que vou tirar o floral e o vestido de cintura marcada eu não quis dizer que nunca mais vou usar, e sim que eu não preciso ter 43982748379842379 dessas peças no meu guarda-roupas. Eu deixo a minha favorita e o resto eu passo pra frente. Mesmo assim, se daqui a três meses eu não usar é porque eu realmente não preciso ter aquela peça no meu armário.

  10. Que legal, Clara!
    Me identifico com o fato das florzinhas. Meu guarda-roupa é repleto de vestidos e saias na estampa mas estou sempre com a sensação de que eles não combinam mais comigo. Aos poucos estou mudando isso e minhas compras vão me guiando pra o simples e para o conforto
    Adorei suas referências.

    Um beijo

    1. Ebaaa! É bom saber que você me entende. Então, não é que eu não goste mais das florzinhas, é só que não preciso ter trezentas delas no meu guarda-roupas.

  11. Já estou esperando ansiosa por esse projeto, Clara. Mas, antes dele, preciso dizer que achei demais essa sua iniciativa de compartilhar com a gente essa sua mudança e pesquisa (aliás, Pinterest é realmente bom com isso, né?).
    Acho que moda é uma questão de humor, por isso que somos uma metamorfose ambulante quando se trata de se vestir. Realmente, acompanhando seus posts e suas fotos no instagram deu pra notar que essas peças novas (principalmente o oxford) combinam com sua fase agora e acho que vai ficar demais. Já estou esperando por looks assim. Ah, e tem um oxford da Quiz que é bem bonito, viu? Acho que combinaria com você – e você já deve ter visto ele lá no meu blog. Fiquei doida por um look com o slip dress também. Na minha imaginação combina muito contigo e, de alguma forma, acho que você vai usar ele de um jeito diferente. Você sabe fazer isso, viu? Colocar sua personalidade na combinação de peças que usa.
    Deixa eu dizer uma coisinha rápida também: eu me identifico demais com você, moça. Não sei explicar, mas sinto como se fosse sua amiga de longa data só com suas postagens <3

    Beijos,
    Bi.

    http://www.naogostodeunicornios.com

    1. Eu também tenho essa conexão com você Bi! Eu acho que somos amigas de outras vidas. Será ? Mas eu acredito piamente que sim! Eu acabei comprando um oxford na via mia! Que amei demais! Muito lindo. Mas eu vi e amei demais esse que e vi uma vez no seu blog ♥ HAHAHAHAHA vou revelar assim que eu me mudar. ♥ MEU DEUS! É tão bom ler isso em um comentário ! Cara obrigada por me entender.

    1. fico feliz de saber que você consegue se organizar. Eu meio que me organizo na minha vida confusa. Mas eu tento. Bastante, é importante sermos quem somos.

  12. Nossa, Clara, adorei que colocou esse tanto de referência no post!!!
    Tem bastante tempo que percebi que eu saio comprando sem rumo, igual você comentou que fazia. Acabou que tenho muitas peças que 01, não combinam entre si, e 02, não me dão vontade de usar 🙁
    Preciso muito passar por essa descoberta de estilo, pra então gastar mais conscientemente.
    Duro é que eu acho muita coisa bonita, então pensar “gosto disso pra mim/combina com o meu estilo”, dará um trabalhinho kkkkk
    Amei o post.
    Beijos

    1. HAHAHAHAH É muito dificil mesmo, ainda mais que somos bombardeadas o tempo todo com novas informações sobre moda, e somos incentivadas a consumir cada vez mais. Um bom exercício, é entrar no brechó e ver se você encontra algo legal lá. ♥

  13. As irmãs Alcântara, a Rayza, a Carol e a Julia Levenstein são algumas das minhas maiores inspirações no quesito estilo. Com certeza preciso fazer uma análise dessa pra conhecer um pouco melhor o que eu gosto/não gosto e o que preciso comprar. Já vi esse tipo de análise em outros blogs mas nunca parei pra fazer simplesmente pela fase que vem depois: as compras. Sempre fico esperando o momento que vou ter dinheiro pra comprar o que vai entrar, afinal né, é a parte mais legal!!! hahahahaha Mas já sei um pouco do básico que eu quero, calça preta skinny, tênis (muitos hahaha), blusas grandes e largas, camisa de botão, calças largas e de tecido bem confortável e colares grandes (daqueles que a corrente é bem grande). Teu estilo é um pouco parecido com o meu, salto alto também é uma coisa que, quando entrou, no meu armário foi pra eventos em que eu precisava usar e só usei pra eles mesmo. hahaha
    Já quero saber o que é esse projeto ai!!!!

    1. EBAAAAAAAAAA! fico feliz de saber que tem meninas que estão comigo no quesito estilo. E que parecemos nesse aspecto! HAHAHAHA ♥ fico feliz que de certa forma as pessoas estão ansiosas pelo meu projeto!

  14. Gostei muito das peças que escolheu. Eu amo blazer e preciso comprar mais, só tenho um, mas diferente de você eu adoro uma cor, tipo, meu blazer é amarelo <3. Se encontrar em um estilo é muito bom, evitamos desperdícios e ajuda até a economizar e gastar com mais cautela. Se conhecer é uma das melhores coisas da vida <3

    1. HAHAHHAHA eu acho amarelo uma cor linda, só acho que não combina comigo, mas eu tenho uma sensação de alegria quando vejo em alguem. É estranho né ?

  15. eu ~redefini~ recentemente meu estilo (combinou com uma dieta+perda de peso e muitas roupas ficaram largas), doei um monte de coisa e decidi fazer a constanza pascolato e meu novo look é o ~all black~. VEREMOS NO VERÃO, NÉ? hahahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.