Como cuidar do cabelo durante a transição capilar

02082016-_DSC3853

De dez perguntas que recebo, nove são “Como você cuidou do seu cabelo durante a transição ? Quais produtos você usou ?”. A verdade já vou dizendo, não existe uma fórmula perfeita. Vou relevar todos os meus segredos capilares para vocês e que uso até hoje para cuidar dos fios do meu cabelo, porém mesmo eu contando tudo, haverá meninas que não vão se adaptar aos produtos indicados. Às vezes, o que funciona para mim, não funciona para outras meninas.

O segredo está em você ir testando e descobrindo o que o seu cabelo gosta e o que não gosta. Nunca deixe de experimentar coisas novas, porque de repente é nessa descoberta que você encontra um creme de hidratação, que ficará perfeito no seu cabelo. Mas chega de enrolação e vamos para as dicas de como cuidar do cabelo durante a transição capilar. Vem ver como eu cuidei do meu cabelo nesse período tão delicado. ♥

14052015-DSC_0013

A primeira dica que eu vou dar pode parecer bem clichê, mas é o que fez eu encarar a transição de uma forma diferente, mais leve. A primeira mudança vem de dentro, ou seja, amar os cachinhos que aos poucos vão nascendo, é o primeiro passo para uma transição capilar sem sofrimento. Só quem já passou por esse momento sabe o quão difícil é. Lidar com duas texturas, lidar com a porosidade, lidar com comentários negativos, tudo isso tem que ser por uma razão bem maior : a de que você finalmente está se libertando e aceitando o seu cabelo da forma que ele é. Você está se aceitando. Você da maneira que veio ao mundo. Você é a menina mais incrível que existe só pela oportunidade de dar uma chance a você mesma. Olha que magnífico é!

Então o primeiro passo para você que está querendo entrar na transição capilar ou que está passando por ela é : ame muito cada centímetro do seu cabelo que nasce. Haverá momentos difíceis, mas se você estiver em um relacionamento sério de amor com seu próprio cabelo, todo esse momento da transição irá passar com mais facilidade. Mudar a forma como enxergamos as coisas, mudará como você vivenciará tal experiência.

16042015-DSC_0100 - CopiaComo eu falei para o instagram Frases de uma cacheada “A transição é um momento difícil né ? Mas ao mesmo tempo de fortalecimento e crescimento inigualável. Quando eu penso nesse momento da minha vida eu tenho muito carinho. Me modificou muito por dentro, sou outra pessoa..”

segundo dica para você cuidar do seu cabelo durante a transição é : cuide da sua alimentação. Não existe uma forma mágica de passar por esse momento e cuidar do você ingere é mais importante do que você imagina. Não só o seu cabelo mais cuidar do você come de forma geral, para o seu corpo dará resultados mais significativos. *Veja alimentos que são bons para sua saúde no blog da Dani quem disse escrito pela Sara Matos do blog dia de dieta *

Agora,
Aquele momento em que provavelmente todas leram o texto só para saber : quais os produtos que eu usei e que funcionaram para mim, durante a transição capilar. 

Quando decidi passar pela transição capilar (entenda como foi o processo até o Big Chop), lá no começo eu me sentia um pouco perdida. Afinal de contas, como eu vou cuidar do meu cabelo cacheado e da parte alisada ? Quais produtos ? Qual creme para hidratar ?

E se você está se sentindo assim, calma que vou te contar tudo! Vou revelar quais os produtos que mais usei para cuidar dos fios do meu cabelo, não vou entrar em MUITO detalhes dos produtos. Mas se quiserem eu faço uma resenha mais completa, se tiverem algum pedido especial.

+ 5 coisas que aprendi durante a transição capilar +

Como falei, quando comecei a transição não sabia muito como cuidar dos fios, então fazia o básico. Lavava meu cabelo com shampoo e condicionador (eu lembro que o primeiro shampoo que usei para cabelos cacheados foi um da tresemmé, para cabelos crespos) e uma máscara de tratamento. Todos da mesma linha.

Com o tempo fui pesquisando cada vez mais e descobri o cronograma capilar. Que nada mais é que você cuidar do seu cabelo semanalmente através de etapas. A cada semana você vai cuidando do seu cabelo a partir de três etapas : Hidratação, nutrição e reconstrução. Dependendo do seu cabelo e do quão danificado ele está. Esses processos vão ajudar a deixar os cabelos mais brilhosos, sedosos, força e mais.  Foi através do cronograma capilar oficial, que eu passei a cuidar muito mais dos meus cabelos e vê-lo cada vez mais bonito.

 

01

Quando olhamos para o cronograma a primeira coisa que pensamos é que não somos capazes de seguir assim tão rigorosamente. Só que é bem simples na verdade, durante meu tempo livre eu ia cuidando do meu cabelo de acordo com o cronograma. Às vezes, eu modificava algum processo de acordo com as necessidades do meu cabelo. Mas durante a maior parte da minha transição capilar, o cuidado que eu tive com o meu cabelo foi basicamente baseado no cronograma.

Outro cuidado que eu passei a ter com o meu cabelo, foi aderir a técnica do No/Low poo. Que significa usar pouco shampoo ou nenhum shampoo, só que para aderir a técnica eu tenho que tirar alguns componentes do meu uso diário que são : sulfatos, petrolatos, parabenos e silicones insolúveis (na verdade é uma explicação bem básica). Clique aqui para saber mais!

Os produtos que eu mais usei para cuidar do meu cabelo (essas máscaras de tratamento não eram as únicas que eu usava, porém sem sombras de dúvidas elas eram as principais e quando eu queria potencializar o efeito delas, usava mel, azeite de oliva, óleo de coco e bepantol). 02

É claro que essas máscaras vão funcionar melhores para umas pessoas do que para outras, mas como expliquei lá no começo do post, a ideia é você ir testando e substituindo os produtos aos poucos para ver o que funciona para vocês ou não. Está revelado os três produtos que eu mais usei durante os meus 11 meses de transição capilar. ♥ Espero que gostem, me digam se vocês já usaram alguns dos posts e deixem nos comentários se vocês já usaram algum dos produtos e o que vocês acharam. Se quiserem resenha de algum produto é só falar que darei prioridade. Até a próxima galerinha!

 

Outro blogs amigos que participam do BEDA :

Blog Since 85 – Descoisando – Conversa íntima – Liley Carla – Pequenos Retalhos – Isabella Cas – Mulher pequena – Iletrando – Viagens de apartamento – Divergências vitais – Carioca do interior – Nada sensata –  Feito Bailarina Brilha La Luna

Clara rocha - colorido

Com amor,
Clara Rocha ?

♥ instagram – facebook – pinterest – Snapchat : leuxclair – twitter ♥

BEDA-2016-blogsince85

27 comentários sobre “Como cuidar do cabelo durante a transição capilar”

  1. Antes de mais nada, SEU CABELO É MUITO LINDOOOOOOOOOOOOOOO!!!! <3
    A primeira dica é realmente a mais importante. É preciso aprender a amar, aceitar e estar a vontade com os cachos. Eu alisei meu cabelo dos 15 aos 22 anos, mas por sorte nenhuma progressiva pegou no meu cabelo. Eu ficava frustrada mas nunca deixei de usar chapinha durante esse tempo. Aos 22 pra 23 anos eu conheci o Beleza Natural, que é um salão especializado em cachos e que vende uma linha completa de produtos que são maravilhosos! O ruim deles é que tem em poucas cidades no Brasil e não tem como comprar se não for no próprio salão. Eu uso o creme de pentear infantil deles (porque meu cabelo tem raiz lisa, e os outros pesam muito) mas eles têm creme pra todos os tipos de cachos, e eu acho que esse é o diferencial deles. Outras marcas geralmente vendem UM creme para cabelos cacheados em geral. Como meu cabelo nunca ficou liso definitivo, eu não tive problemas com a transição, mas eu precisei recuperar ele, porque estava muito danificado, queimado pelo calor de anos de chapinha sem cuidado nenhum. Eu também faço o cronograma capilar hoje em dia (sempre que dá, kkkk), mas um pouco diferente. Pra nutrição eu uso somente óleo de coco, sem máscara. E pra restauração uso queratina líquida antes da máscara. Aprendi tudo na internet, hahaha.
    Então, já faz 6 anos que uso meus cachos e esse ano inventei de fazer uma chapinha, mas dessa vez usei protetor térmico. Todoooo mundoooo que conheço reclamou! E me lembro que na época que eu comecei a usar os cachos eu recebia tanto, mas tanto elogio (até dentro do ônibus de gente desconhecida, mulheres mesmo) que foi um grande suporte pra eu aceitar e amar de vez os meus cachos. É libertador, não é mesmo??? Hoje em dia eu não troco meus cachos por nada! E acho lindo e fico toda boba quando encontro outras cacheadas por aí! hahaha
    beijão, amei o post!

    1. COMENTÁRIO MAIS PERFEITO. ♥
      Oleo de coco é vida, é a melhor forma de cuidar do cabelo e bepantol também faz uma super diferença para mim! HAHAHA ♥
      Amei demais conhecer sua história Erika, agora me sinto mais conectada ainda com você. Eu também nçao troco meus cachos por nada!

  2. Ei ana, seu cabelo é realmente lindo, parabéns. Eu resolvi voltar aos cachos e to gostando muito dessa minha nova fase, a fase do redescobrimento, acho até que meu estilo mudou completamente, me sinto mais livre para ser eu. Adorei as dicas que deu, e foi essas que fiz tambem tanto que já vou fazer 1 ano de transição e não penso nenhum pouco em voltar atrás. Espero que ajude outras meminas a ter esse visão tambem. Bjos

  3. Seu cabelo é tão maravilhoso <3 Que bom que você teve essa iniciativa de aceitação. O meu cabelo é algo estranho entre liso e ondulado, hahaha. Em clima seco ele fica lindo lindo, mas no úmido fica um desastre. Comecei o low poo e CC na tentativa de não fazer mais selante, mas ainda não consegui parar. :/ De qualquer forma, melhorou muuuuito trocando os produtos. Imagino que deve ser muito difícil passar por uma transição, admiro demais vocês que conseguem. 😀 Temos que ser como nos sentimos bem, né? <3

  4. Que legal! Minha mãe está nessa fase da vida, e eu estou dando os pitacos. Legal saber q vc usa o argan da Lola, igual o que dei pra ela. Quero comprar o morte subita mas tenho medo não dar certo pq ele é carinho rs
    Sou super fan dos seus cabelos, adoro quem valoriza os cachos
    Beijos

  5. Estamos chegando na reta final do BEDA, Ana! Uhuuuuu… rs

    ♪♫ Pra celebrar tudo! O BEDA, Sexta-feira e o final de semana que esta chegando… Qua tal cair na dança?! rs
    Fiz um post bem musical lá no BLOG, com história e tudo! hahahaha #CorreLá ♪♫

    HuG! ♫♪

    http://www.andrehotter.com
    ? Snapchat: andrehotter
    ? Instagram: @andrehotter

  6. Primeiramente, vamos aqui ratificar o quanto você é incrível? Você é maravilhosa em seu âmago e seu cabelo é belíssimo! Que alegria por saber que o ‘libertou’ ainda mais. Agora preciso falar sobre o quanto essa postagem ficou sensacional, mesmo para quem não está passando por um momento de transição assim. Ficou reflexiva, informativa, recheada… ai, sensacional demais!

    http://www.semquases.com

  7. É muito complicado o período da transição. Com o tempo as pessoas vão aceitando a iniciativa e vão te ajudando a passar pelo período. Mas colocar um pensamento positivo de que vai dar tudo certo, mantendo a calma, é o primeiro passo.

  8. Meu cabelo é bem cacheadinho também, mas eu nunca gostei auhsauhas eu admiro muito quem faz a transição e apoio, de verdade. O mais importante a partir daqui é você se sentir confortável consigo mesma e se sentir incrível assim! Me parece um processo difícil o da transição e que requer disciplina, mas me parece que vocês (que fazem a transição) cuidam mais dos cabelos do que quem não passa por isso ushuahausa eu sempre ouvi falar dos produtos da Morte Súbita e eu nunca vi resenha, se você puder, faz uma?

    PS: Você fica linda de qualquer jeito e como eu já disse, amo seus cachinhos!

  9. Que post mais legal!!!
    Eu tb estou passando pela transição capilar
    E um processo de transformação interior!
    E realmente como tu disse tem que ir experimentando produtos…
    Nessa aventura já descobri vários que meu cabelo ama e outros que ele detestou rsrsrs
    Vou começar agora a fazer cronograma capilar, vamos ver no que vai dar rs
    bjsssss

  10. Acho lindo cabelo cacheado apesar de meu cabelo ser muito liso. Eu sempre usei apenas shampoo e condicionador no meu cabelo e de 3 em 3 ou 6 em 6 meses faço uma hidratação no cabeleleiro, nem pintar eu tive coragem ainda e pretendo não fazer isso tão cedo pois gosto da cor do meu cabelo. Queria começar a fazer esses tipos de hidratação e nutrição, mas não sei se funciona da mesma forma em cabelo liso, então fica aqui minha pergunta. Gera o mesmo efeito?

    1. Nossa sabia que o meu cabelo já foi loiro, ruivo azul e todas essas coisas. Mas o cronograma capilar serve para cabelos lisos com certeza! Aliás quem me apresentou ao low/no poo e o cronograma foi minha querida amiga dani que tem um cabelo liso, liso toda vida!

  11. SUA LINDAAAAAA ♥ Primeiro de tudo, obrigada por indicar o post do meu blog por aqui, fico muito feliz que tenha gostado dele! ♥ Em segundo lugar, você sabe (e eu não canso de repetir) que te acho uma inspiração para as meninas que pretendem passar/estão passando pela transição capilar. A forma que você passa as informações, a delicadeza das suas fotos em cada post e a leveza que você escreve é realmente inspiradora 🙂

    Beijo! ♥

  12. Amo seu cabelo! É muito lindo.
    Eu ainda to aprendendo a lidar com o meu. Ele é todo indeciso, e esse é o problema. Não é nem cacheado e nem liso.
    Já estou sem progressiva a uns 2 anos mas até hoje não consegui dar a forma que eu queria para ele.

    Vou testar esses creminhos que você indicou. Nunca usei e vai que meu cabelo se dá bem com eles.

    De qualquer forma parabéns por conseguir fazer essa transição, sei o quanto ela é complicada. Seu cabelo ficou LINDO. Tem tanta vida nele.
    Beijos 🙂
    http://www.vivendojunto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.